sexta, 03 de maio de 2024
03/mai/2024

Espécie rara de escorpião é encontrada em São Bento do Tocantins, município recebeu ação emergencial de Vigilância Escorpiônica

sexta, 01 de abril de 2022

É a primeira vez que a espécie é localizada na região do Bico do Papagaio

Durante visita domiciliar de rotina de um dos agentes de endemias do município foi localizado um exemplar de escorpião no domicílio. De pronto, os procedimentos determinados pelas autoridades de saúde foram adotados.

O animal peçonhento foi encaminhado ao Laboratório de Entomologia Municipal para identificação da espécie, sendo identificado como do gênero Tityus sp, em seguida, o exemplar foi encaminhado para o Laboratório de Entomologia do Estado na cidade de Palmas, que confirmou o registro da espécie.

Após a confirmação, a Secretaria Estadual de Saúde determinou a realização de uma intervenção no município para investigação da origem do registo da primeira ocorrência e para a elaboração de estratégias bem como a capacitação de servidores municipais para a eliminação e controle destes escorpiões.

A espécie encontrada no município faz parte do grupo de escorpiões que são os principais causadores de acidentes Escorpiônicos graves no país, e por isso, a Vigilância Escorpiônica deve atuar de forma emergencial e permanente para o monitoramento deste grupo de escorpiões.

O evento aconteceu no município nos dias 29, 30 e 31 de março e contou também com a parceria da Câmara Municipal, onde foram realizadas as reuniões e capacitações.

Ações desenvolvidas:

Busca ativa por escorpiões na área da ocorrência

Reuniões com Equipes de Saúde, Limpeza Pública, Defesa Civil Municipal e Meio Ambiente

Capacitação para Agentes de Endemias, Agentes comunitários de Saúde. Médicos, Enfermeiros, Técnicos em enfermagem e laboratoristas, Garis, Defesa Civil e Servidores das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente

O que fazer quando localizar um Escorpião?

Colete o escorpião com cuidado e acondicione em um frasco de plástico ou vidro que possua tampa com boa vedação.

Entregue o recipiente com o escorpião para a equipe municipal de saúde que se encarregará de fazer a identificação e informar o resultado ao solicitante.

Caso não consiga fazer a captura do animal observado, comunique a secretaria municipal de saúde e solicite vistoria para receber orientações

Fui picado por um escorpião! E Agora, o que faço?

1 Se for possível, capture o animal e leve junto com o acidentado para identificação;

2 Lavar imediatamente o local da picada com água e sabão;

3 Procure imediatamente uma unidade de Saúde.

Praça Osvaldo Franco, n 62 - Centro
São Bento do Tocantins - TO