sexta, 19 de abril de 2024
19/abr/2024

Histórico



Breve  Histórico 

Com o acentuado desenvolvimento da região, os prefeitos de Tocantinópolis e Araguatins, em parceria, abriram a primeira estrada de rodagens ligando estas duas cidades e passando pelo povoado de Lagoa de São Bento. Em 1965, Albino Rodrigues começou a fazer o transporte de pessoas com seu veículo Toyota Bandeirante, sendo pioneiro no ramo.

Em 1972 com a abertura da rodovia Transamazônica pelo presidente Gal. Emílio Ganastazu Médici, no período da ditadura militar, o povoado de Lagoa de São Bento começou a se desenvolver e a pecuária passou a ser o carro forte da região.

Nesta época, as condições de moradia no município eram precárias, principalmente, no zona rural, sendo em sua grande maioria, construída de taipa e palha de babaçu. Esta realidade só começou a mudar na gestão do prefeito Ronaldo Parente (1997 - 2000) e implementada em seu segundo mandato (2000 - 2004). Praticamente, ficaram extintas as casas de palha e taipa no município. Se no início de 1997 se contavam as casas construídas a tijolos e cobertas com telhas, no fim de 2004, contavam-se as que ainda restavam sem que fossem construídas. Este foi o prefeito que mudou a cara de São Bento.

Em 1976, João de Deus Miranda, foi eleito Prefeito de Araguatins. Nesta gestão o distrito de Lagoa de São Bento foi contemplado com algumas obras como, em 24 de julho de 1981 inaugurou o prédio da subprefeitura (atual prefeitura), a construção da pista de pouso (avenida aeroporto) dentre outras benfeitorias.

Em 1982, na gestão do governador de Goiás, Ary Valadão, foi construído o Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, nome dado em homenagem aos primeiros professores de São Bento. Nesta época foi instituído o ensino fundamental ( de 1ª a 8ª série) sendo nomeado para diretor o professor João Paulo Carneiro Rodrigues.

O Distrito de Lagoa de São Bento foi elevado a categoria de cidade, com o nome de São Bento do Tocantins, pela lei estadual nº. 251/89 e sancionada pelo governador do estado, José Wilson Siqueira Campos, no seu primeiro mandato. Em 1º de janeiro de 1993 tomou posse o primeiro prefeito, Oscar Milhomem Fonseca, e os 9 vereadores compondo o poder legislativo, representado pelo presidente João Queiroz Neto (PMDB).

 

Aspectos Físicos e Geográficos

Ano de Instalação: 1993 

Microrregião: Bico do Papagaio 

Mesorregião: Ocidental do Tocantins 

Área: 1.106 km²

Altitude da Sede: 230 m 

Distância da Capital: 473.4356 Km 

Localização: região extremo norte 

Aniversário do município: 10 de fevereiro 

População: 4.388 habitantes

(2007-IBGE)

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

O município é rico em fontes naturais, abundante em água e o solo é bastante fértil. Favorecido por um clima úmido e tropical, a precipitação anual fica em torno de 1500 a 1600 milímetros, distribuídos uniformemente com meses chuvosos de novembro a maio e período seco de junho e outubro, a temperatura média anual varia entre 24ºC e 30ºC, as máximas ocorrem em agosto e setembro com média de 38ºC e as mínimas em junho e julho com médias de 20ºC a 23ºC, a umidade relativa do ar varia em torno dos 18%. A sede do município localiza-se a uma latitude 06º01`13” sul e a uma longitude 47º54`08 oeste, estando a uma altitude de 230 metros.

 LIMITES TERRITORIAIS 

O município tem uma área de 1.106 km², representando0.3983% do Estado, 0.0287% da Região e 0.013% de todo o território brasileiro, estabelecendo limites com Itaguatins e Maurilândia ao norte, Ananás e Cachoerinha ao sul, Cachoerinha ao leste e Araguatins ao oeste.

Seu IDH é de 0.612 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Aniversário da Cidade 

01 de fevereiro

Festas populares: aniversário da cidade, Dia de Santos Reis e Festa de Bom Jesus da Lapa

Economia: agropecuária

A História de São Bento do Tocantins

A cidade de São Bento do Tocantins foi fundada em 1934, sob a denominação de Lagoa de São Bento (devido a uma lagoa que havia na região), pelo seu primeiro morador, Pedro Ramos, também conhecido como Pedro Paca, apelido recebido por ser um bom caçador de pacas.

Andando pela região em busca de um local adequado para morar, Pedro Ramos, encontrou em São Bento um solo fértil, excelente para o plantio de legumes e grandes quantidades de riquezas naturais como é o caso do coco babaçu e muita madeira nativa de alto valor comercial. São árvores que dificilmente encontramos na atualidade como o mogno, ipê, aroeira, umbaúba, bacubari entre outras.

Pedro Ramos se alojou nas proximidades do córrego das pacas, hoje conhecido como "grotona". Neste local ele construiu sua casa, sendo a primeira do município.

Mais tarde com a migração de vários outros aventureiros, o local estava se desenvolvendo vagarosamente, começando o cultivo da mandioca, extraindo benefícios do coco babaçu e da caça.

Em 02 de fevereiro de 1996, foi elevada a condição de Distrito Judiciário da Comarca de Araguatins, criado pela Lei Estadual 251/89, de 10 de fevereiro de 1989. Sendo nomeado o primeiro subprefeito, pelo então gestor de Araguatins, Atanázio de Moura Seixas, e, nesta mesma época foi instalado o primeiro cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. O subprefeito nomeado, Nanor de Costa Pareão, era funcionário da antiga CEM (Campanha de Erradicação da Malária), e que depois de sua nomeação passou a residir definitivamente no município. Tomando pra si esta causa, Nanor Pareão, não mudou de São Bento após deixar o cargo. Continuou prestando serviços de saúde ao povo, ganhando a confiança de todos.

No dia 1º de janeiro de 1993, São Bento foi elevada a categoria de cidade, sendo desmembrada do município de Araguatins, tendo sido eleito seu primeiro prefeito pelo voto democrático, Oscar Milhomem. Este governou de 1996 à 2000, perdendo o próximo pleito para o jovem Ronaldo Parente, 23 anos na época . Sendo prefeito por dois mandatos consecutivos e deixando contribuições significativas para o município.

Em 1959 foi fundada a primeira capela de São Bento em honra a Bom Jesus da Lapa (Padroeiro da cidade), pelo Padre Vitório Brisaterra juntamente com a comunidade local. A partir daí começou-se festejar, durante todos os anos, no período de 25 de julho a 06 de agosto, a festa em Honra a Bom Jesus da Lapa. No ano de 2008 comemorou-se a 50º festa do padroeiro.

O município, ao longo dos anos, atraiu muitas famílias vindas da região nordeste e, sobretudo, do estado do Maranhão.

x

Endereço

Praça Osvaldo Franco, n 62 - Centro
São Bento do Tocantins - TO

Contato:

(63)99248-8824
prefeiturasbt2021@gmail.com

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
das 07:30 às 13:30

Responsável pelas Informações:

Marcos Vinicius Macedo Souto

CNPJ: 25.063.983/0001-36

Desenvolvido por:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. De acordo com a nossa Política de Privacidade ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ver Termo