História do Município

por admin publicado 23/01/2017 09h20, última modificação 15/05/2017 15h44

Histórico

Em 1936, o lavrador Pedro Paca vindo do Estado do Pará veio fixar residência à margem esquerda do Ribeirão São Bento, no então Município de São Vicente do Araguaia, atual município hoje conhecido com o nome de Araguatins.
Nesse ponto, distante 40 km da sede do Município, além do lavrador Pedro Paca também veio residir neste local o ilustre Professor Manoel Filgueiras e o Farmacêutico Mariano Rocha, todos eles imbuídos do espiríto de progresso, plantando pequenas roças e cuidando também pelo desenvolvimento urbano daquele aglomerado rural que aos poucos começava a se transformar em Povoado.
O solo fértil e a densa mata repleta de mogno, madeira nobre de largo uso nas indústrias do sul do País, fez incrementar o desenvolvimento do Povoado que, devido localizar-se às margens do Ribeirão São Bento, passou a chamar-se Lagoa de São Bento.
Em 1958, foi erguida aide Distrito, com o nome de Distrito de São Bento, do município de Araguatins, vindo a instalar-se em 18/05/1965.
Como Distrito, o primeiro Sub-prefeito foi o cidadão Vanor da Costa Parreão; como Juiz de Paz, Eurico Rodrigues Miranda e como primeiro vereador Antonio Figueira, representando o Distrito de São Bento junto à Câmara Municipal de Araguatins; como Delegado do Municipal de Polícia o 1º a ocupar tal cargo foi Manoel Flandeiro, que exerceu o cargo com dignidade e honestidade.
Os movimentos separatistas começaram a ganhar terreno; o vereador Antonio Figueira lutou à Assembléia Legislativa do Estado de Goiás para conseguir a elevação e emancipação do Povoado, era cedo, faltava promulgar a nossa Constituição do Brasil.
Pela Lei Estadual nº 251/91, de 20/02/1991, o Distrito de São Bento foi desmembrado do Município de Araguatins e elevado à categoria de Município com o nome de São Bento de Tocantins.
Em 03/10/1992, foram realizadas as eleições Municipais; sagrou-se vencedor, Oscar Milhomem Fonseca para Prefeito e Ovídio José da Silva para Vice-Prefeito. Em 01/01/1993, foi instalado no Município e dado posse aos seus primeiros Administradores, cuja Câmara Municipal teve como Presidente João Queiroz Neto.
O primeiro cidadão a nascer neste novo Município foi Jonas Ferreira da Silva.
O Padroeiro do lugar é Bom Jesus da Lapa e os festejos são comemorados no dia 28 de julho a 05 de agosto.

Fonte

Escola Estadual Irmãos Filgueiras, revisão do Secretário Municipal João Paulo Rodrigues Carneiro.

São Bento do Tocantins

Localização: região extremo norte
Área: 1.106 km²
Distância a Palmas: 539 km
Aniversário do município: 10 de fevereiro
População: 4.388 habitantes (2007-IBGE)
Prefeito:RONALDO RODRIGUES PARENTE
Telefone da prefeitura: 63 - 3487-1171 - Fax: 3487-1123
HISTÓRIA: o município foi criado em 5 de outubro de 1989 e instalado em 1º de janeiro de 1993.
Atrativos: balneário São Bento e cachoeira do rio São Martinho
Festas populares: aniversário da cidade, Dia de Santos Reis e Festa de Bom Jesus da Lapa
Economia: agropecuária

São Bento do Tocantins foi fundado em 1934, sob a denominação de Lagoa de São Bento, pelo Sr. Pedro Ramos. Em 02 de fevereiro de 1996, elevou-se a Distrito Judiciário da Comarca de Araguatins, criado pela Lei Estadual 251/89, de 10 de fevereiro de 1989. A partir disto, passou a chamar-se São Bento do Tocantins.
Foi instalada em 01 de janeiro de 1993, o Sr. Oscar Milhomem da Fonseca foi o primeiro prefeito eleito. São Bento foi desmenbrado do município de Araguatins/TO.

A População Total do Município era de 3.738 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 1.105,89 km² representando 0.3983% do Estado,
0.0287%
 da Região e 0.013% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.612 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1993 Microrregião: Bico do Papagaio Mesorregião: Ocidental do Tocantins Altitude da Sede: 230 m Distância à Capital:473.4356Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Cachoeira das lajes
Ponto Turistico: Cachoeira
Descrição:
Cachoeira das LaJes.

A Cachoeira das Lajes foi inaugurada em julho de 2006,  é uma das mais belas cachoeiras do Bico do Papagaio, localizada no município de São Bento do Tocantins, no norte do Estado, a 473,43 Km da Capital, recebe cerca de 1.500 turistas mensais.
Balneário Oscar Milhomem
Ponto Turistico: Balneário
Descrição:
O Balneário Oscar Milhomem, localizado na BR Transamazônica, KM 95, município de São Bento do Tocantins, foi inaugurado no dia 06 de outubro de 2007 e recebe cerca de 1.500,00 (um mil e quinhentos) turistas mensais.
BR 230, KM 95, São Bento do Tocantins